quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Viagem ao Santo(V)inho - 2006

Estive a pesquisar no meu portfólio de fotos de actividades realizadas, e a primeira que me apareceu, a seguir à Feira das Tradições, foi a nossa majestosa, magnânime e soberba viagem ao Santoinho. A qual nós apelidámos de Santo(V)inho.

Como já foi mencionado em posts anteriores, devido à nossa lacuna temporal na criação do blog, neste momento ainda se está a retratar situações que já aconteceram à algum tempo, e com a sua cronologia correcta. Não se preocupem que aos poucos vão aparecendo todas as actividades por nós realizadas e frequentadas...

Nesse ano de 2006, os Cortiços decidiram que em todos os anos, na medida do possível, se haveria de realizar uma viagem convívio, com alguns amigos á mistura.

A primeira viagem a ser efectuada foi ao Santoinho (Arraial Minhoto). Contudo o programa foi mais vasto do que aquilo que vocês possam pensar.

O encontro foi às 8h00 da manhã. Em seguida entrámos para o autocarro em direcção ao Porto. Como o caminho era longo, não tardou muito para que se fizesse a primeira paragem para o merecido pequeno-almoço.

Como era de esperar, o que não faltou foi vontade de comer e de beber. Foi um pequeno-almoço recheado, com presunto, queijo, bola de carne, pão cerveja e vinho. E claro, sumo para o condutor! :)

Depois deste bom repasto, voltámos todos à carga, quer dizer, para o autocarro e prosseguimos com a nossa viagem. Durante a mesma, festa e animação foram uma constante. Como era altura do Mundial de Futebol não quisemos deixar esse momento importante para trás e fomos todos apetrechados com os respectivos cachecóis...

Já o relógio batia as 11 badaladas, quando esta magnifica comitiva chegou à ribeira de Gaia. A primeira visita, como não podia deixar de ser, foi a uma Cave de Vinhos do Porto (Porto Cálen).

A primeira parte foi bastante interessante como demonstra a foto... Estava toda a gente à espera que a parte teórica acabasse. Na parte prática (prova de vinhos) a conversa já foi outra e o entusiasmo também...

Nesta zona da ribeira, são imensas as caves que estão à disposição para visitas guiadas. Para quem não conhece nenhuma, é uma visita que devem efectuar o quanto antes, porque é deveras interessante saber qual o processo antigo de colheita, manuseamento e elaboração do Vinho do Porto, assim como a respectiva prova, no final.

Acabada que estava esta visita, reunimos o maior número de pessoas e tirámos uma foto de família (para mais tarde recordar...). Os que não estão lá é porque ficaram perdidos em alguma tasca.

Os que estão com o pólo de cor salmão, são os cortiços, à excepção do motorista, claro. Os que estão com o pólo verde são os nosso convidados que nós amigavelmente apelidámos de VERDINHOS. Mais á frente já vão saber porque é que este nome lhes assentou que nem uma luva...

Em seguida, fomos almoçar mesmo ali ao lado, num restaurante escolhido a preceito. Como era altura do campeonato do mundo, tivemos a sorte de Portugal jogar nesse dia. Já que estávamos no cais de Gaia e estava lá colocado um ecrã gigante para o devido efeito, decidimos juntarmo-nos à festa e fomos ver o jogo no meio da multidão aí presente. Enquanto isso, alguns VERDINHOS decidiram recarregar as baterias para a noite, porque já estavam a ver que as coisas não iam ser fáceis para aqueles lados...

Assim que acabou o jogo, dirigimo-nos para o autocarro que o Santoinho ainda não era ali... Depois de uma viagem que deveria ser curta (mas demorou bastante), lá chegámos nós ao destino tão desejado...

Para nosso espanto havia uma fila para entrar que nunca mais acabava, e nós a pensar que éramos os únicos que lá íamos comer nesse dia...
O que ainda nos valeu foram os conhecimentos que adquirimos na nossa magnífica pensão de 5*. O CUSTÓDIO (nome gentilmente atribuído por nós) dono da nossa pensão, conhecia ali meio mundo, o que fez com que metade do grupo não ficasse na fila e fosse logo para dentro para escolher as melhores mesas. Quem diria o CUSTÓDIO até quase nos pagava os bilhetes, só visto, nem contado aqui dá para acreditar naquela peça...

Depois de entrar-mos, lá dentro a confusão era geral, havia pessoas em tudo o que era lugar, e todas à espera do mesmo (COMER, BERBER E DIVERTIR-SE)...

O Santoinho, para que não sabe é uma quinta situada perto de Viana do Castelo que organiza um arraial minhoto, com Sardinhas, Carne, Vinho e Música à disposição de todos mediante o pagamento de um bilhete de entrada.

De acordo com os donos da quinta, em média, cada sessão acolhe cerca de 2000 participantes. A Capacidade actual da Quinta de Santoinho é de 2500 participantes.
Em cada arraial são consumidas 12 mil sardinhas, mil frangos, feveras de 40 porcos, 600 Kg de boroa e outro pão e 2500 litros de vinho branco e tinto, utilizando-se 30 mil peças de louça e 10 mil guardanapos de papel. Desta louça o valor da quebrada e "transviada" ascende em média 60 contos por sessão.
Deu trabalho a numerosos conjuntos musicais e grupos folclóricos, ocupando no serviço, em cada sessão, cerca de 120 empregados.

Depois de bem bebidos e bem comidos, chegou a hora da festa e da paródia. Enquanto que os Cortiços já começavam a fazer a festa à sua maneira, alguns dos VERDINHOS, ainda estavam meio envergonhados, deve ser da idade!!! COITADOS...

Como aquele espaço era pequeno para nós, decidimos ir para a zona do baile e dos ranchos folclóricos. Uma coisa vos posso dizer fizemos mais festa nós do que aqueles que tinham sido pagos para lá ir...

Eu não vos disse, que eles eram VERDINHOS? Ainda a noite era uma criança, a animação ainda mal tinha começado, e alguns VERDINHOS, já estavam sentados e encostados à espera que o tempo passasse. Enquanto isso os CORTIÇOS estavam sempre em animação constante. Este grupo não para...

Para nossa animação, e quando a sede já se instalava no grupo todo, não é que uma campainha começa a tocar?
Ao princípio ninguém sabia o que era, mas depois que olhámos vimos umas pessoas a elaborar uma bebida à base de Champanhe, Seven Up e Vinho Branco, à qual eles dão o nome de CHAMPORREÃO.

A nossa sede na altura era tanta, que nem sequer fomos à procura de copos, ou jarras. Colocámos a boca no trombone e só parámos quando a nossa sede ficou saciada. Aquilo parecia água que saía de uma fonte... Só visto!!!

No final da noite (2 da manhã), os mais fraquinhos foram para a cama. Enquanto isso ainda houve gente que ficou a comer presunto à luz de um candeeiro da estrada e a beber o pouco vinho que havia até às 5 da manhã. Não vou citar nomes, para não criar falsas suspeitas...

No outro dia, domingo, a ressaca da festa era maior para uns do que para outros, mas no entanto ninguém faltou à convocatória para mais uma fotografia de grupo, e aqui sim, com toda a gente presente...

Em seguida, despedimo-nos do nosso amigo CUSTÓDIO (dono da pensão 5*) e entrámos para o autocarro com rumo à cidade de Barcelos. Fomos visitar a cidade e almoçar a um Restaurante de seu nome Adega Lusitana, que os Cortiços recomendam vivamente.

Para finalizar, os CORTIÇOS querem aqui também deixar um agradecimento especial a todos os VERDINHOS que nos acompanharam nesta viagem e que nos aturaram todas as nossas maluqueiras, assim como, ao nosso condutor do autocarro, que só ele sabe aquilo que passou.
PARA O ANO LÁ ESTAREMOS EM MAIS UMA VIAGEM DE MUITO SUCESSO.