quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Feira das Tradições 2007

Para quem não se lembra, para quem não sabe, ou para quem tem a memória curta, o Cartaz da Feira das Tradições do ano passado foi este…

O tema da mesma foi: Expressões Artesanais da Vida Rural, daí ter aparecido esta fotografia como pano de fundo. Já muita gente se deve ter perguntado o porquê de aparecerem estas fotos sempre que se realiza a feira das tradições.

Pois bem, para quem não sabe, o Município de Pinhel todos os anos organiza um concurso de fotografia, com um tema específico. Esse concurso, com os seus temas peculiares, serve não só para divulgação do concelho, das suas tradições e das suas gentes, como também para definir qual será o cartaz da Feira das Tradições do ano seguinte.

Assim sendo, o vencedor do concurso de fotografia que se realiza na altura do verão com a atribuição dos prémios marcada para o Festival da Canção (Novembro), vê a sua foto retratada em tudo o que é cartaz alusivo à Feira das Tradições. Desta forma tudo o que se realiza na feira gira em torno do tema central da mesma, desde o desfile de Carnaval aos Colóquios, passando até pela decoração de algumas barraquinhas.

No meu ponto de vista, acho que foi uma óptima ideia por parte da autarquia, visto que desta forma consegue variar radicalmente de ano para ano o tema principal da feira, tendo sempre a certeza de que de uma forma ou de outra o aspecto envolvente será sempre diferente.

Passando agora ao que interessa, este ano de 2007, mais uma vez, e pelo terceiro ano consecutivo, a barraquinha dos CORTIÇOS esteve presente na sua máxima força e esplendor, que nos caracterizou nos anos transactos.

Se no ano anterior, convidámos a tuna da Covilhã para fazer uma breve actuação no nosso espaço, este ano quisemos repetir a dose, mas com um sabor diferente. Vai daí, vimos o Ângelo Brás ali por perto e convidámo-lo a vir até à nossa barraquinha.

Foram momentos únicos que ali se passaram, como só ele sabe proporcionar. Com o acordeão e garganta afinada, começou-se ali a cantar uma desgarrada, como só ele sabe. Rapidamente se juntou um aglomerado de pessoas que o queriam desafiar com quadras elaboradas a preceito, contudo a capacidade de improviso dele ultrapassa qualquer um, portanto não admira que passado algum tempo ninguém tivesse fôlego para o acompanhar.

Posto isto, chegou a hora de colocar mãos à obra e ir para trás do balcão trabalhar. Como podem ver, ao início da noite a vontade era muita, estávamos todos preparados atrás do balcão. É normal, a noite estava a começar e também nos colocámos ali porque ficava bem para a fotografia.


Agora, quando esse pessoal era apanhado desprevenido, a coisa mudava de figura. O Cortiço Hugo tapou a cara na altura em que estava a falar para a Telma e para a Beta, porque segundo se consta, já tinha dito à mulher que já tinha ido para a cama e depois o fotógrafo ainda o encontrou ali…

O Cortiço André, enquanto os outros trabalhavam, foi apanhado a brindar com o amigo Daniel e o amigo João com um Shot de Cortição. Ainda por cima nem sequer me chamaram a mim… Eu como na altura estava a tomar antibióticos podia ser que até me fizesse bem. Este ano vou-me vigar!!!

No sábado, depois de uma sexta-feira sempre a rasgar, aproximava-se uma noite ainda melhor. O Cortiço André com o medo de poder morrer à sede decidiu pegar num metro de cerveja e fugir dali, mais o Cortiço Neves e o Cortiço Flávio, mas antes ainda tiveram tempo de tirar uma fotografia. Enquanto isso o Cortiço Hugo pôs mãos à obra e começou a servir a nossa maravilhosa SANGRIA, conceituada além fronteiras.

No Domingo (terceiro e último dia), para não fugir à regra foi mais um dia de animação constante. Para não variar o Cortiço André mais o Hugo Morais, aparecem numa foto, onde nem um nem outro fazem nenhum (senhor André este ano tem de ser apanhado pelo fotografo a trabalhar, se não vai-lhe ser descontado no salário!!! Lol ). Quem também nos decidiu fazer uma visita, foram os nossos amigos Marco e Coelho da GAP (Grupo de Amigos da Paródia). Um cumprimento geral para todos os seus membros, por parte dos Cortiços.

Já para o final da noite, o fotógrafo ainda teve tempo de apanhar o Cortiço Alex à conversa com o amigo Tó-Mané, e os Cortiços Flávio, Hugo e Filipe, numa tentativa desesperada de servir mais algum fino a alguma pessoa que ainda tivesse sede naquela altura do campeonato.


Terminou assim mais uma participação nossa, naquela que é sem dúvida, a melhor feira da beira interior, pese embora nesta altura do ano existirem diversas congéneres pelo distrito fora.

Este ano de 2008 a Feira das Tradições e Actividades Económicas de Pinhel tem como tema principal, Sabedoria Popular e Medicinas Alternativas. Irá realizar-se nos dias 1, 2 e 3 de Fevereiro, e como não podia deixar de ser os CORTIÇOS, iram estar presentes na máxima força.



Caso estejam interessados em saber mais sobre a feira não deixem de consultar o site do Município em http://www.cm-pinhel.pt/

Próximo post, a 2ª Viagem Efectuada so Santo(V)inho, com novas aventuras e novos locais de visita efectuados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Morais.. Muito bem.. Gostei des Post.. Acredito que te tenha levado algum do teu precioso tempo. Os Cortiços agradecem.

Anónimo disse...

Em nome da comitiva gostaria de vos felicitar pelo belíssimo blog onde imortalizam os vossos fantásticos momentos de festa.
Como não poderia deixar de ser não posso deixar de me refererir á maravilhosa sangria que foi possível encontrar na grandiosa tasca dos cortiços durante o fds da feira das tradições, os nossos sinceros parabéns!
E também gostaria de agradecer os comentários que têm feito ao nosso blog, obrigado e continuem a visitarnos.

Cumprimentos e continuação de boas bebedeiras!

Abraço