terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Lagarada no Bogalhal 2006

Para quem não sabe, existe no concelho de Pinhel, mais propriamente na freguesia do Bogalhal , um dos mais bonitos lagares tradicionais do País.
Pese embora, existam vários lagares de azeite espalhados pela região, este, devido à sua magnifica recuperação, manteve todo o aspecto tradicional, aliado a algum conforto e tecnologia.
Desde a sua inauguração, que a sua fama se vai alastrando pelo concelho fora. Não só pelas lagaradas que proporciona (com marcação prévia), como pela simples visita que vale a pena.

Estas primeiras fotos ilustram o aspecto do lagar, visto do primeiro andar (local preparado com mesas a condizer, para servir as lagaradas). Alí no rés do chão estão todas as máquinas utilizadas antigamente...

Como é possível constatar através das fotos, este lagar possui toda a maquinaria recuperada e pronta a trabalhar caso fosse necessário. É claro que, com a tecnologia de hoje em dia, é impensável ter o trabalho de antigamente para produzir o azeite.

Estas duas fotos foram tiradas no rés-do-chão do lagar. A primeira mostra o momento mais importante da ida ao lagar... É esse mesmo o azeite a correr! Na segunda foto está o cortiço André com uma perspectiva do 1º andar do lagar construído agora para dar mais conforto a quem lá vai) .



Depois de efectuadas as necessárias apresentações, para quem não conhecia tão apetecível local de confraternização, serve o presente momento para revelar mais uma das nossas festas, desta vez não só para Cortiços, como também para alguns amigos mais chegados.

Como o frio apertava, nada mais do que juntarmo-nos todos ao pé da salamandra e beber um copinho de jeropiga de aperitivo. Depois de todos chegar-mos ao ponto de encontro, ruma-mos ao 1º andar e sentámo-nos na mesa já preparada com umas maravilhosas entradas (Chouriça, Queijo, Bucho, Farinheira, Pão, Azeitonas e sei lá eu bem mais o quê). Uma coisa vos posso dizer, tomaram muitos restaurantes conceituados possuir entradas daquele calibre.

Depois destas maravilhosas entradas, chegou a vez da lagarada propriamente dita. Existem várias formas de fazer uma lagarada, cada uma com sua moda. Ali, no Bogalhal a lagarada é feita da seguinte forma. O bacalhau, as batatas e os grelos (caso existam na altura), são cozinhados à parte. Em seguida é desfiado o bacalhau e são esmagadas as batatas. Depois junta-se tudo e envolve-se bem o Bacalhau, os Grelos e as Batatas, com azeite quente. Em seguida vai à mesa e come-se com todo o gosto... A falar assim até parece que fui eu que o cozinhei... :)

Este já foi o segundo ano consecutivo que lá fomos e em Janeiro de 2008 vamos lá outra vez....

Os Cortiços querem aqui deixar um agradecimento especial ao Sr. Abel Rocha, à D. Maria e ao Sr. Joaquim por todo o apoio que nos têm dado sempre que necessitamos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mai nada... è sempre aviar... Este anos como não podia deixar de ser lá estaremos outra vez.. até rima..
Um obrigado ao cortiço Morais pela sua disponibilização neste blog.

Anónimo disse...

Eu ja estive presente com os verdadeiros cortiços no Bogalhal a comer a famosa lagarada, mas para confirmarem reparem bem na primeira foto nem todos eram cortiços e um deles era eu...lolol
um abraço a todos principalmente ao Morais.

solo leonés,o leonés solo? disse...

Que joven,,,señor Hugo Morais..!!!!