terça-feira, 1 de julho de 2008

BTT - Os Cortiços (25 de Novembro 2007)

Já foi no passado dia 25 de Novembro de 2007, que os Cortiços organizaram o seu 1º passeio de BTT pelo concelho de Pinhel.


Tratando-se de uma primeira vez, a expectativa e o entusiasmo era grande, como demonstra a foto do lado.


Já viram a cara de alegria destas pessoas por terem de se levantar às 8 da manhã de um domingo que tinha tanto de sol como de frio...


O passeio contou com 25 km de dificuldade média/alta, onde o objectivo central do mesmo seria apreciar a bonita paisagem de um outono exigente e a confraternização entre todos os presentes.


Com ponto de encontro marcado para as 9h no Café "Príncipe das Beiras", o passeio arrancou eram 9h30m com 60 pessoas inscritas, em direcção à aldeia do Bogalhal (primeiro ponto de paragem).


Pelo caminho esperavam-se grandes dificuldades, contudo com maior ou menor habilidade, cada um lá foi seguindo o trilho marcado a preceito pela organização do passeio.


Na frente deste pelotão e para abrir caminho nesta primeira parte do percurso que era sempre a descer até ao rio (não fosse estar alguma coisa a impedir a passagem da nossa caravana) fui eu que fui à frente, como podem ver pelo sorriso descansado, até aqui tudo fácil... Depois, daqui para a frente, é que se vê como morde o corpo. Este local de passagem da ribeira, situado entre Pinhel e Valbom, foi a primeira dificuldade entre muitas que foram aparecendo.


Como esta parte inicial do trajecto foi mais fácil e quase sempre a descer, não tardou muito a que os primeiros, os mais destemidos a descer, chegassem aquele local de passagem.


Nas imagens até parece que é fácil de ultrapassar, mas tendo em conta que a ribeira estava cheia de pedras com musgo e que a água em certos pontos estava congelada devido ao frio que se fazia sentir naquela altura, já dá para pensar duas vezes se vale mais atravessar em cima da bicicleta e fazer o bonito para a fotografia, ou se vale mais jogar pelo seguro e carregar a bicicleta às costas pelo pontão a fora...


Para aqueles mais destemidos, que não quiseram descer das bicicletas, uns tiveram a sorte e habilidade de passar sem se molharem, ao passo que outros tiveram menos sorte e molharam o pezinho na água fresquinha. Contudo quero desde já dar os meus parabéns a quem atravessou a ribeira em cima da bicicleta, quanto aos outros que tiveram de andar com ela às costas só me ocorrem algumas palavras "Foram uns fraquinhos". Agora pior mesmo, foi o Cortiço Quintaneiro, que a esta altura já precisava da carrinha de apoio para o transportar, dizia ele que a noite anterior tinha sido muito complicada... Como se ele algum dia tivesse uma noite de Sábado que fosse fácil!


A partir daqui e como já disse anteriormente, é que a porca torceu o rabo, é que o caminho virou a subir, durante mais de 4 kms. Enquanto que o pelotão da frente continuou em bom ritmo pelo trilho a cima, a cauda do pelotão via-se e desejava-se para conseguir subir 100 mts seguidos em cima da bicicleta, sem ter que descansar.
Foi uma verdadeira aventura esta parte do traçado. O único que tinha desculpa para parar era eu , para conseguir tirar as fotos da melhor maneira.


Contudo neste tipo de eventos, amigo não empata amigo. Assim sendo, cada um continuou o trajecto a seu ritmo pelo monte fora até chegarem ao Bogalhal - primeiro ponto de paragem e local destinado para o reforço da caravana.
É claro que antes disso, ainda houve tempo para cerca de 10 pessoas se perderem pelo caminho, porque confundiram uma seta que não fazia parte do plano de viagem. Não fossem as novas tecnologias (telemóveis) e a rápida intervenção da organização para solucionar o problema e ainda hoje andávamos à procura deles... :)


Estou a brincar claro, não me levem a sério...


A animação no bogalhal era muita. Uns porque pensavam que o pior já tinha passado (estavam bem enganados) e outros porque sabiam que a bucha estava ali perto e podiam atestar os pipos. Enquanto esperávamos por quem se tinha perdido, ainda houve tempo para tirar umas fotos. As meninas presentes fizeram questão de pousar para a foto e sempre com uma cara sorridente, nem que muitas delas já estivessem estafadas, por seu lado os homens não se organizaram para as fotos e ficou cada um para seu lado. Resultado final, da parte das mulheres poucas lá faltaram na fotografia, na parte dos homens poucos foram os que lá ficaram na foto. É sempre a mesma coisa...


Depois de um pequeno almoço bem recheado no Bogalhal (uma vez mais o nosso agradecimento ao Abel - Presidente da Junta de Freguesia e à Maria, pela sua total disponibilidade), chegou a altura de colocar novamente as mão no volante e os pés nos pedais.


As mãos no volante ainda foram postas, agora os pés nos pedais, é que já não foi para todos, porque estava à nossa espera mais uma subida de 3 km's para desgastar o que comemos. Enquanto que uns se viam e desejavam para acabar a subida até ao cruzamento do bogalhal, o Cortiço GTD, não perdia tempo e ao mesmo tempo que pedalava, tentava a todo o custo dar um beijo na sua namorada. Ahhh Valente!!!


Por outro lado havia outros que achavam a subida fácil e no final da mesma ainda tiveram forças para fazer um cavalinho para a fotografia. E não é que o fotógrafo tinha jeito e conseguiu apanhar o momento exacto.


Mais à frente e numa zona do percurso mais plana, consegui apanhar uma moçoila que por acaso até era a minha mulher, a pedalar a uma velocidade incrível. Só visto...

Por volta da 13h começaram a chegar os primeiros participantes do passeio ao Restaurante "O Petisco", local escolhido para almoçar.

Enquanto toda a gente chegava, foram servidas bebidas a todos os participantes, de forma a restabelecer as energias o mais rápido possível.

O almoço foi servido por volta das 14h com toda a gente presente. A seguir ao almoço, e no parque de estacionamento do restaurante foram efectuadas 3 provas que serviram acima de tudo para confraternização entre os presentes. A primeira foi a prova dedicada aos cavalinhos em cima da bicicleta. Sem pés nos pedais, se uma mão no volante, enfim valia tudo desde que fosse para impressionar o exigente júri da prova. A segunda prova, foi composta por uma gincana entre blocos e rampas de passagem, ganhava aquele que efectuasse o percurso em menos tempo.

Por fim a terceira prova, foi a prova dos lentos, que como toda a gente deve saber, ganha, aquele que demorar mais tempo a percorrer determinada distância, ou aquele que se desequilibrar e colocar os pés no chão.

No final destas empolgantes provas, chegou a hora de dar-mos por terminada esta actividade, nesta altura como a força de algumas pessoas já não era muita estava à disposição uma carrinha para transportar as bicicletas, até ao local de partida. Alguns não quiseram dar parte fraca e foram em cima da bicicleta, contudo a meio já deviam estar arrependidos...

Em jeito de finalização, os Cortiços querem desde já agradecer a todas as pessoas que estiveram presentes nesta actividade, e também a todas as pessoas que de uma forma ou de outra trabalharam e disponibilizaram os recursos ao seu alcance de forma a que esta actividade corresse da melhor maneira possível. A todos eles o nosso muito obrigado, e uma coisa podemos garantir, para o ano há-de ser ainda melhor...



4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Cortiços...
Só passei para deixar um comentário pk o Jorge está sp a dizer q o pessoal n faz comentários, lol...
E já agora, aproveito para deixar os Parabéns a esta fantástisca Associação q está sp a surpreender com várias iniciativas, entre elas, o BTT... Apesar de não ter aguentado o percurso todo a pedalar, foi sem dúvida um dia bem passado...
Continuem...
Beijinhos para todos,
Cila

Anónimo disse...

Este verão, ou no início de setembro ainda queremos fazer uma actividade de Paint Ball, vamos lá ver como é...
Eu estou disponivel, falta saber se alguem quer participar!!!
Cumprimentos
Cortiço Jodemo

Anónimo disse...

Para participar estou cá eu... Vamos combinar esta cena e dar-lhe gás... ou antes dar tiros..
Abraço
Continua assim... este vai ser o melhor blog de sempre.

Anónimo disse...

Ja ando a treinar a pontaria..... Se nao houver armas, vai á pedrada... O que importa é o pessoal se divertir, fazer desporto e conviver..... fazer amigos... Cumprimentos e larguras...